Cenoura e seus benefícios

cao_cenoura

 

Quando os cães comem alimentos contendo beta-caroteno, é absorvido pelo intestino e transportado para o fígado. Não é combinado com gorduras, convertido em vitamina A, e armazenado lá até que o corpo necessite. É quando a vitamina A é liberada através da corrente sanguínea e viaja para a retina do olho, onde é responsável por absorver luz nos receptores da retina. A vitamina promove o bom funcionamento da córnea. Comendo alimentos com beta-caroteno não é susceptível a reparar doença ocular, mas pode ajudar a impedir.

Não ingerir quantidade suficiente de vitamina A pode levar a infecção do olho e perda de visão. Incluindo cenouras na dieta dos cães podem garantir manter olhos saudáveis e fortes.

A vitamina A é, na verdade, um grupo de compostos que incluem retinal, que é essencial para uma boa visão, particularmente na penumbra.

Contém também vitaminas  C, D, E, K, B1 e B6. Sais minerais, como o Fósforo, o Cloro, o Potássio, o Cálcio e o Sódio, fundamentais para o bom equilíbrio do organismo. Já o Complexo B presente na cenoura ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.

Boa visão não é o único benefício de comer cenouras. Estudiosos encontraram  evidências de que os produtos químicos bioativos em cenouras podem desempenhar um papel no tratamento de certos tipos de câncer, incluindo leucemia. Quando pesquisadores trataram mielóide e linhas de células de leucemia linfóide, o crescimento de células causadoras de câncer foi inibida. Acredita-se ser o resultado do beta-caroteno e antioxidantes. Os antioxidantes eliminam os radicais livres no corpo, o que por sua vez, pode prevenir a infecção e a doença.

Sendo boa opção para oferecer como petisco entre as refeições, sem o risco de engordar.

Quando oferecida crua, ajuda na higiene bucal, por sua crocância natural ajudando na limpeza dos dentes, removendo a placa bacteriana.

Também pode ser oferecida cozida ou em forma de purê, adicionando temperos que são benéficos aos seu cão (veja o artigo “Ervas e especiarias” logo abaixo).

Se tiver uma cachorrinha grávida, este legume tem a capacidade de aumentar e melhorar o volume sanguíneo e desta forma estimula a produção de leite para os filhotes.

 

Fontes:

Animal Wellness Magazine – Canadá

Dog Books & Magazines – USA

Deixe um comentário