Ômega 3, 6 e 9 e seus benefícios

omega 3 - alimentosomega 3 alimentos

 

 

 

Os ácidos graxos dos grupos ômega desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo animal. Como constituintes das gorduras insaturadas, são usados pelo corpo como energia, além de colaborarem na regulação hormonal.

 

 

Para quem deseja dar um complemento maior de ômega 3 para seus amigos peludos, o mercado disponibiliza cápsulas com todos esses suplementos contido nelas, dentre eles, óleos de peixes de águas marinhas profundas. Essas cápsulas gelatinosas são simples de adicioná-las na dieta do seu cachorro, se ele consumi-la inteira melhor, caso contrário você pode abrir a cápsula e derramar esse precioso líquido em cima do alimento dado a ele, normalmente elas não possuem odor nenhum, muitas vezes são imperceptíveis pelos cães.

 

ômega 3 capsulas

 

 

Podem ajudar na prevenção e controle de alergias e inflamações, saúde e manutenção de órgãos vitais e articulações dos cães, com isso melhorando a longevidade. Além de tudo isso, o ômega 3 é um antioxidante natural, ajudando na eliminação dos radicais livres.

 

 

Se você não pode adquirir estes benefícios adicionais para seu cão, saiba que dá para criar uma dieta caseira com alguns alimentos ricos em ômega 3 e 6. Veja alguns alimentos que você pode dar para seu cachorro: Espinafre, couve, peixe de água salgada (mas cuidado com o preparo e com os espinhos), ovos, mas sempre cozido, brócolis, entre outros.

 

alimentos-ricos-em-omega-3-peixe

alimentos-ricos-em-omega-3-verduras

Mais alguns alimentos que possuem:

Ômega 3: peixes como salmão, sardinha, atum, truta e arenque; sementes oleaginosas como nozes, avelã; gérmen de trigo; abóbora, espinafre, pepino, couve, abacaxi e couve de Bruxelas; azeite de oliva (o extra virgem é mais indicado)

Ômega 6: óleo de prímula, óleo de cártamo; ovos; carne bovina, suína, frango e peru; sementes de abóbora, nozes, gergelim, linhaça, castanhas e amêndoas, feijão, grãos integrais e cereais; abacate, açaí

Ômega 9: azeite de oliva extra-virgem, óleo de sementes de uva, óleo de gergelim; oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes; peixes como bacalhau

 

Referências:

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia – SciELO – Scientific Electronic Library Online

Dogs Naturally

Animal Wellness

 

Um comentário sobre “Ômega 3, 6 e 9 e seus benefícios

  1. Comentários da veterinária Dra. Lúcia:

    Lu Frazão: Adiciona tb o óleo de chia q tb eh rico em omega 3. E como alimento, o salmão selvagem. Pra omega 6 eu gosto do óleo de gergelim q eh super saboroso.

    Lu Frazão: Eu pingo na comida depois de pronta no prato deles. Esses óleos não devem ir pra panela. O único que pode ser submetido a cozimento e congelamento é o de côco.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário